RN AQUI

A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS DO RN, COM 125 BLOGS E MAIS DE 11 MIL LINKS. STPM JOTA MARIA, KELLY, JOTAEMESHON, JULLYETTH,JOTA JÚNIOR, JÚLIA MELISSA, JOTA NETO E MARIAH – MOSSORÓ-RN

DEUS

DEUS
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É NADA. ACREDITO 100 POR NA EXISTÊNCIA DE DEUS, AMO A DEUS SOBRE TODAS COISAS, AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO E NUNCA DERRAMEI O SANGUE DE NINGUEM. QUEM AMA, NÃO COMETE NENHUM TIPO MAL AO SEU PRÓXIMO. DEUS MUITO OBRIGADO POR TER ME PERMITIDO DE CRIAR MAIS DE 10 MIL PÁGINAS NA WEB. NASCI PRA MORRER, NÃO NASCI PRA MATAR, POR ISSO NÃO TENHO MEDO DE MORRER E SIM, TENHO MEDO DE MATAR UM SER HUMANO.

SEGUIDORES DO BLOG PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

SEJA BEM VINDO AO MAIOR PORTAL DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS DO RIO GRANDE DO NORTE

PESSOAS ONLINE

STRRPMRN JOTA MARIA

STRRPMRN JOTA MARIA
MAIOR BLOGUEIRO DO BRASIL

SOBRE O RESPONSÁVEL DESTE BLOG

XVII ANO

17 ANOS NO AR @@ FIQUE SABENDO DE QUASE TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EM UM SÓ LUGAR , COM 125 BLOGS E MAIS DE 11 MIL LINKS

QUEM SOU EU

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO

ARQUIVO DO BLOG TERRAS POTIGUARES NEWS

RN

O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PASSA POR AQUI

BARAÚNAS - MOSSORÓ

BARAÚNAS - MOSSORÓ
SOU TRICOLOR DE COARAÇÃO

terça-feira, 14 de outubro de 2025

JOSÉ OTO SANTANA

 

1934 - 13-10-2025

AO MESTRE JOSÉ OTO, COM CARINHO...

         Hoje, Mossoró se veste de luto e reverência. Despede-se não apenas de um advogado, mas de uma instituição viva da advocacia potiguar: o inesquecível Dr. José Oto Santana, decano, mestre e referência para todos nós.

         Fui seu aluno no quinquênio de 1983 a 1988; depois de formado em Direito, seu eventual contendor profissional em muitos processos; e, ao longo da vida, fundamentalmente, seu amigo e admirador. Relembro com carinho não só as suas aulas e os seus exemplos inusuais, mas as conversas hilárias nos nossos encontros.

         Titular da OAB de nº 16-B (o 16º advogado com inscrição suplementar no RN), teve escritório por mais de cinquenta anos na rua Almeida Castro nº 39, nos fundos do Cine Teatro Cid. Sua prática profissional combinava bom senso, coragem, técnica e humanidade. Havia nele algo que transcendia a toga e os códigos: um espírito leve, um humor fino e generoso, capaz de desarmar tensões e transformar embates em aprendizado. Mesmo nas situações mais complexas — em audiências, em sala de aula ou em conversas entre colegas — José Oto encontrava um modo espirituoso de iluminar o ambiente, arrancando sorrisos sem jamais perder a compostura.

         De banqueiro rico a Auditor Fiscal do Estado do Ceará como salvaguarda financeira, para depois vir a advocacia, “Zé Oto” gostava de contar, sem mágoas ou tristeza, os seus desafios existenciais. Ria das vaidades humanas com aquela ironia doce dos sábios que sabem que a vida é breve demais para ser levada tão a sério.  Seu bom humor era a prova de que a inteligência e a alegria, quando caminham juntas, também são virtudes jurídicas.

         Contava muitas histórias e estórias, sendo essas últimas apenas para divertir o ambiente... Gostava ele de contar – e isso é um fato! – de ter sido o primeiro advogado em solo mossoroense a ter a liberdade de atuação. Quando ele aqui chegou, nos anos 70, não se processava determinados sobrenomes famosos da cidade. Nessa época, em um tempo em que ser advogado era um terreno tátil entre o ofício e a vocação, foi ele precursor da cobrança profissional de honorários. Enquanto os advogados da época recebiam prendas como animais e legumes por paga dos seus trabalhos, teve ele a coragem e lucidez em estabelecer que honorários não são concessão, mas reconhecimento justo do trabalho intelectual e moral que a advocacia exige.

         Era uma espécie de Robin Hood na cobrança de honorários: dos ricos, cobrava bem; aos pobres prestava favores. Nas salas de aula, unia a precisão prática de um jurista à paixão de um humanista. Ensinava o processo não com o ritualismo estéril das teorias complexas, mas apenas como “instrumento de realização da justiça”, lembrando sempre o ensinamento de Piero Calamandrei: “O processo é o caminho do direito em busca da verdade.”

Suas petições eram breves e objetivas. Sem juridiquês. Gostava de dizer sempre: “Direito é lógica e bom senso!” Aliava à objetividade de um prático à consistência de quem “conhecia o caminho das pedras”. Era um frasista irreparável. São muitas as suas “pérolas”, como: “quanto mais cabra, mais cabrito”; “tudo certo? a casa quieta e o povo dentro!”.

Homem de hábitos discretos e convicções firmes, José Oto fez da assertividade e da amizade sua marca. Apesar de ser um “construtor de pontes” e cultivar amizades em dois Estados (CE e RN), quis terminar seus dias na idílica Tibau, arrastando para o seu alpendre os vizinhos para horas contínuas de gargalhadas.

“A vida só tem sentido quando deixa marcas no caminho dos outros”, dizia Miguel Reale.  José Oto deixou marcas profundas em todos com quem conviveu, seja na advocacia, no ensino, nas instituições, nos negócios....

Na moldura do tempo, ficará sua imagem de advogado risonho, de fala ponderada e olhar firme, sempre cercado de ideias e de um sorriso pronto.  Disse o escritor Victor Hugo que “Morrer não é nada; horrível é não viver”. E José Oto viveu — intensamente, plenamente. Viveu como quem sabe que a morte não é o fim, mas coroamento; que a biografia dos justos não se apaga, apenas muda de lugar — sai do tempo e entra na memória.

Hoje, Mossoró chora, mas agradece. Chora o amigo, o mestre, o colega.

E agradece o legado: a forma como ensinou, o respeito que conquistou, a leveza com que soube viver, e a coragem com que soube partir.

José Oto Santana parte, mas não se ausenta. Ele é, e continuará sendo, parte viva da história afetiva da advocacia mossoroense. Descanse em paz, Mestre José Oto Santana.

A advocacia potiguar e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte reverenciam seu nome e sua memória. Pois, como dizia Rui Barbosa, “Maior que a dor de ter perdido um justo, é o orgulho de ter convivido com ele.”

 


* MARCOS ARAÚJO, UM EX-ALUNO E ETERNO AMIGO DO SAUDOSO JOSÉ OTO. FRANCISCO MARCOS ARAÚJO É DOUTOR EM DIREITO CONSTITUCIONAL, ADVOGADO, ESCITOR, PROFESSOR E DOUTOR EM DIREITO CONSTITUCIONAL, NATURAL DE PAU DOS FERROS-RN E RADICADO EM MOSSORÓ, NASCIDO NO DIA  31 DE AGOSTO DE 1967, É ACADEMICO DA  ACJUS - ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ, FUNDADA EM 05 DE NOVEMBRO DE 2014

FONTE  - GRUPO RELEMBRANDO MOSSORÓ, DE LINDOMARCOS FAUSTINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

MAIS BLOGS DO PORTAL

LINKS PORTAIS

OESTE NEWS

MOSSORÓ

ESTA COLUNA VAI DESTACAR MAIS DE 3 MIL HOMENS POTIGUARES

ESTA COLUNA VAI DESTACAR MAIS DE 3 MIL HOMENS POTIGUARES
PASSEI TRINTA ANOS NA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE, OUVINDO NA MAIORIA DOS MEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO DIZER: TENHO NOJO DE CIVIL E NÃO VOTO EM CIVIL E SIM, SÓ EM POLICIAL, PURA BURRICE, TENDO EM VISTA QUE NINGUÉM NASCE POLICIAL, NO MÍNIMO, ANTES DE SER POLICIAL, ELE VIVEU 18 ANOS NA VIDA CIVIL; COMO SEU PAI, SEUS AVOS, TIOS, SEUS FILHOS E SEUS NETOS SÃO CIVIS, DAÍ, VOCÊ NÃO AMA SUA FAMÍLIA; COMO TAMBÉM, OS MELHORES AMIGOS VEM DA INFÂNCIA, SEM FALSIDADE; ENQUANTO, OS AMIGOS ADULTOS, EM SUA IMENSA MAIORIA SÃO FALSOS. O CERTO É O POLICIAL GOSTAR E RESPEITAR AS PESSOAS CIVIS, TENDO EM VISTA QUE SÃO ELAS QUE PAGA SEU SALÁRIO TODOS OS MESES, ATRAVÉS DOS IMPOSTOS. PORTANTO, ATUALMENTE AMO LOUCAMENTE CINCO HOMENS, ÊTA, NÃO PENSE BESTEIRA: SÃO MEUS FILHOS: JOTAEMESHHON E JÚNIOR E MEUS NETOS: JOTA NETO, JOÃO FELIPE E JOÃO MIGUEL, ALÉM DE TER GRANDE CONSIDERAÇÃO PELO MEU GENRO MOISÉS, E TENHO IMENSA CONSIDERAÇÃO E RESPEITO POR VÁRIOS AMIGOS, EM SUA MAIORIA, SÃO CIVIS.OUTROSIM, AMEI AO MEU PAI (NA FOTO ACIMA), AMEI MEUS AVÓS, MEUS TIOS E AMO MEUS SOBRINHOS E PRIMOS. DAÍ JAMAIS POSSO DIZER QUE TENHGO NOJO DOS CIVIS; NESTA COLUNA CENTRAL DESTE BLOG VOU DESTACAR MAIS DE TRÊS MIL HOMENS POTIGUARES, A COMEÇAR PELOS MEUS COLEGAS. CONFIRA A SEGUIR:

BATALHÃO 30 DE SETEMBRO

BATALHÃO 30 DE SETEMBRO
MOSSORÓ-RN

BATALHÃO CORONEL REVOREDO

BATALHÃO CORONEL REVOREDO
MOSSORÓ-RN

COMANDANTES DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR

SARGENTOS - 27

SUBTENENTES

SUBTENENTES
TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER SUBTENENTE DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, INGRESSEI NA PMRM EM EM 02 DE JULHO DE 1980 E FUI PROMOVIDO A SUBTENENTE EM 25 DE AGOSTO DE 2003

SUBTENENTES - 26

CORONEIS - 72

CLIQUE MASCARENHAS

SENADORES POTIGUARES

SENADORES POTIGUARES
O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JÁ TEVE 54 SENADORES, A SEGUIR VAMOS RELACIONAR O RESUMO BIOGRÁFICO DE TODOS ELES

PARLAMENTARES FEDERAIS (DEPUTADOS)

PARLAMENTARES FEDERAIS (DEPUTADOS)
O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JÁ TEVE 140 DEPUTADOS FEDERAIS, VEJA A SEGUIR O RESUMO BIOGRÁFICO DE TODOS ELES

PARLAMENTARES ESTADUAIS

PARLAMENTARES ESTADUAIS
O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE JÁ TEVE 775 DEPUTADOS ESTADUAIS, DESDE 1835 E CONSEGUI CONSTRUIR MAIS DE 500 LINKS COM O RESUMO BIOGRÁFICO DE PARLAMENTARES ESTADUAIS, A SEGUIR VAMOS RELACIONAR OS MESMOS POR CIDADE

TODOS OS ADMINISTRADORES POTIGUARES, DE 1599 A 2028

TODOS  OS ADMINISTRADORES POTIGUARES, DE 1599 A 2028
A SEGUIR VAMOS DESTACAR TODOS (QUASE) OS ADMINISTRADORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, DESDE JERÔNIMO ALBUQUERQUE MARANHÃO, EM 24 DE JUNHO DE 1599 ATÉ A ATUAL GOVERNADORA MARIA DE FÁTIMA, ELEITA EM 07 DE OUTUBRO DE 2018 E REELEITA EM 02 DE OUTUBRO DE 2022

PERÍODO IMPERIAL

PERÍODO IMPERIAL
OS PRESIDENTES DA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO NORTE NO PERÍODO IMPERIAL: DOM PEDRO I: DE 12 DE OUTUBRO DE 1822 A 31 DE ABRIL DE 1831. E DE DOM PEDRO II, DE07 DE ABRIL DE 1831 A 15 DE NOVEMBRO DE 1889

GOVERNADORES POTIGUARES

GOVERNADORES  POTIGUARES
VELHA REPÚBLICA

GOVERNADORES ELEITOS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

GOVERNADORES ELEITOS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITOS DO AGRESTE POTIGUAR - 43

PREFEITOS CENTRAL POTIGUAR - 36

PREFEITOS DO OESTE POTIGUAR - 62

PESQUISADORES QUE CONTRIBUIRAM COM O PORTAL TERRAS POTIGUARES,ATRAVÉS DE SEUS LIVROS

JM

AQUI VOCÊ TEM MAIS DE MIL PERSONALIDADES POTIGUARES

BIOGRAFIAS

BIOGRAFIAS
Eu sou o subtenente Jota Maria e quero dizer aos web eleitores potiguares que pesquisando nos sites: WIKIPÉDIA, GENI, FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS e VÁRIOS OUTROS BLOGS - entre eles: FATOS DE APODI, de FRANCISCO VERÍSSIMO DE SOUZA NETO, MEMÓRIA ACADÊMICA, de Leide Câmara, FIERN 60 ANOS, ASSU NA PONTA DA LÍNGUA, DE IVAN PINHEIRO, BEZERRA: FERNANDO CALDAS E CONSTRUINDO A HISTÓRIA E GENEALOGIA, de ANDERSON TAVARES DE LYRA; como também dos livros: 400 NOMES DE NATAL, de DIFILO GURGEL, JARDELINO LUCENA, MANOEL ONOFRE JÚNIOR, NELSON PATRIOTA e REJANE CARDOSO; GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE, DE LUIZ CÂARA CASCUDO,SOCIEDADE E JUSTIÇA, de EDUARDO ANTONIO GOSSON, MEMORIAL DE MACAU, de HELIO DANTAS, UMA HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE, de LUÍS DA CÂMARA CASCUDO; LEGISLATIVO E EXECUTIVO DE MOSSORÓ, NUMA VIAGEM MAIS DO QUE CENTENÁRIA, de RAIMUNDO SOARES DE BRITO; ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE, ONTEM, HOJE E SEMPRE, de JOSÉ SOARES JÚNIOR; A MULHER POTIGUAR - CINCO SÉCULOS DE PRESENÇA, MARTINS, de MANOEL JÁCOME DE LIMA; A SAGA DA RADIOFONIA MOSSOROENSE e MOSSORÓ-RN - FATOS CRONOLÓGICOS, de LINDOMACOS FAUSTINO;O BOM DE MOSSORÓ É VOCÊ!, de SERGIO LEVY e PACIFICO MEDEIROS, jornais: O MOSSOROENSE, GAZETA DO OESTE, DE FATO, DIÁRIO DE NATAL e TRIBUNA DO NORTE; REVISTA DO TCERN , INFORMATIVO DA ASSBMPM, GRUPO RELEMBRANDO MOSSORÓ; e GRUPO ATIVO E INATIVO e tantos outros livros, jornais, revistas sites e blogs consegui colocar neste BLOG mais de MIL PERSONALIDADES POTIGUARES , como: DONATÁRIOS, GOVERNADORES DA CAPITANIA POTIGUAR, PATRONOS DE CIDADES, GOVERNADORES, INTERVENTORES, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, DEPUTADOS ESTADUAIS,BARÕES-BARONESAS, PREFEITOS, VEREADORES, IMORTAIS, SACERDOTES, EVANGÉLICOS, MÉDICOS, JORNALISTAS, RADIALISTAS, ESCRITORES, PESQUISADORES, MAGISTRADOS, RELIGIOSOS, POLICIAIS, PROFESSORES e outros mais. Confira a seguir

POLÍTICOS E OUTROS

OBSERVAÇÃO

OBSERVAÇÃO
Quero ressaltar que instalei mais de 2 mil links de personalidades potiguares, porém, na relação acima somente contém 1200, tendo em vista que um blog só permiti colocar 5 mil links, como já tenho mais de 8 mil páginas, assim, fico impossibilidade de colocar todas as 2 mil pessoas

ACADEMIAS DE LETRAS

PATRONOS/PATRONAS DE CIDADES; FALTA LUCRÉCIA

PARÓQUIAS

PARÓQUIAS DE NATAL

CAPELAS

1º LIVRO

1º LIVRO
CHIQUINHO GERMANO "ÚLTIMA LIDERANÇA DOS ANOS 60 DO SERTÃO POTIGUAR

2º LIVRO

2º LIVRO
PATRONOS, ACADEMICOS E CORRESPONDENTES DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS