RN AQUI

- A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS DO RN, COM 68 BLOGS E MAIS DE 4 MIL LINKS. STPM JOTA MARIA, KELLY, JOTAEMESHON, JULLYETTH,JOTA JÚNIOR, JÚLIA MELISSA E JOTA NETO– MOSSORÓ-RN

SEGUIDORES DO BLOG PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

SEJA BEM VINDO

PESSOAS ONLINE

QUEM SOU EU

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 66 BLOGS E MAIS DE 4 MIL LINKS - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

HERÁCLIO VILLAR

Nascido na cidade do Ceará-Mirim, no engenho Cana Brava, aos 23 de novembro de 1893, era filho do casal Joaquina Pereira Mendonça de Araújo Vilar e José Ribeiro Dantas.

Iniciou seus estudos em sua cidade natal, depois passando para o Colégio Santa Luzia, em Mossoró, de onde saiu e matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, colando grau na turma de 1912. Ainda durante o 4 ano de faculdade, Heráclio perdeu seu pai e passou a chefe de uma família com cinco irmãos, o que conseguiu escrevendo para jornais de Natal.

Foi Juiz Distrital de Touros/RN, de 1914-16 nomeado pelo governador Alberto Maranhão.

Delegado da 3ª Zona (Região do Seridó), uma das quatro em que o governador Joaquim Ferreira Chaves dividiu o RN objetivando combater o cangaço. Nomeado por ato de 31-12-1914.

Oficial de gabinete do governador Joaquim Ferreira Chaves, por ato de 13-07-1917.

1º Oficial de secretaria do governo do estado, nomeado por Joaquim Ferreira Chaves. Exerceu de 21-03-1918 a 05-04-1920.

Delegado geral do recenseamento no RN, em 1920.

Chefe da seção de estatística da secretaria de estado em 18-01-1923 no governo Antônio José de Mello e Souza.

Redator do jornal A República de 09-01-1925 a 31-12-1927 no governo José Augusto Bezerra de Medeiros.

Membro e 1º Presidente do Conselho Penitenciário do Estado, criado pelo decreto 281, de 13-11-1925 e instalado no dia 15-04-1926 no governo José Augusto Bezerra de Medeiros.

Seu último cargo público foi fiscal de bancos, nomeado pelo governo federal aos 12-06-1931.

Destaca-se ainda o pioneirismo de Heráclio Vilar Ribeiro Dantas na fundação das Cooperativas Rurais de Ceará-Mirim e São José de Mipibú. Confiou-lhe o Bispo Dom José Pereira Alves a presidência da Comissão Central do Cooperativismo.

Casou no dia 29 de setembro de 1915 com Maria Elisa Vilar de Mello, nascida a 08 de junho de 1896 e falecida aos 23 de fevereiro de 1983, filha de Rita de Cássia de Araújo Vilar e José Hemetério Fernandes de Mello.

O casal gerou os seguintes filhos: Alcindo Vilar Ribeiro Dantas, Alcindo Vilar Ribeiro Dantas II, Tereza de Jesus Vilar Ribeiro Dantas, Afrânio Vilar Ribeiro Dantas, Eurídice Vilar Ribeiro Dantas, Ruth Vilar Ribeiro Dantas, Elizabete Vilar Ribeiro Dantas, João Vilar Ribeiro Dantas, José Heráclio Vilar Ribeiro Dantas.


Na cidade de Macaíba/RN o então prefeito nomeado Estevam Alves Dantas de Araújo homenageou o ilustre jurista designando Rua Dr. Heráclio Villar uma artéria que hoje é das mais importantes na cidade. Infelizmente, a grafia do nome do patrono encontra-se errada, assim como outras na cidade. Ao invés de Heráclio tem-se Heráclito Vilar.
FONTE - HISTÓRIA E GENEALOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV TERRAS POTIGUARES NEWS

TV TERRAS POTIGUARES NEWS
MOSSORÓ-RN

WHAKYSHON INFORMÁTICA

WHAKYSHON INFORMÁTICA

CAMARAS

COMARCAS

CENTROS

CASAS DE CULTURA

MEDALHAS

CINEMA, MEMORIAL, MUSEU E TEATRO E OUTROS

BIBLIOTECAS

HOSPITAIS

PARÓQUIAS

CAPELAS

MÚSICA

POLÍCIA MILITAR 2